Blog
O direito de saber para o consumo consciente
O que são Transgênicos?
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são aqueles que têm genes de qualquer outro ser vivo inseridos em seu código genético. O objetivo é incorporar ao organismo, seja ele animal ou vegetal, uma nova característica, por meio da transferência de um ou mais genes presentes em outro. Pode-se, com essa tecnologia, inserir genes de ratos em seres humanos, de vírus, fungos ou bactérias em sementes de soja e assim por diante…
Os Transgênicos e a Saúde Humana?
Quase não foram realizados estudos para avaliar os efeitos dos transgênicos na saúde do consumidor e no meio ambiente, porém, os poucos experimentos evidenciam sérios indícios para a saúde humana. Mesmo os médicos e cientístas têm dúvidas e divergem quanto aos riscos envolvidos nesta prática, tanto para o consumidor como para seus descendentes.
Os Transgênicos e a Economia
Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% da população européia é contra o consumo de alimentos transgênicos, por isso, a maioria dos governos europeus proibiu sua comercialização e cultivo.
Devido á grande disponibilidade de solo agricultável e a tradição do cultivo de alimentos não-transgênicos, o Brasil ocupa lugar de destaque no mercado de exportações, e tem uma chance rara de tornar-se o líder mundial na produção de alimentos orgânicos.
Em contrapartida, as sementes transgênicas são patenteadas pelas empresas que as desenvolveram, ou seja, é estabelecido um monopólio do que hoje é abundante em nosso país.
Os Transgênicos e o meio Ambiente
Devido à falta de estudos conclusivos, é impossível determinar as conseqüências da introdução de organismos transgênicos no meio ambiente. Porém, o pouco que se sabe, aponta para enormes riscos de perda de biodiversidade, a maior riqueza que podemos legar às futuras gerações de brasileiros.
Direito do Consumidor
A despeito da legislação vigente, a grande maioria dos produtos que contêm transgênicos, não são rotulados, inibindo a possibilidade de escolha do consumidor.
ALIMENTOS QUE PODEM SER TRANGÊNICOS
Adams
Ajinomoto
Amélia (Vigor)
Aro (Makro)
Belcook
Café do ponto
Cyclus (Bunge)
Delícia (Bunge)
Dizioti
Duitt
Franciscano
Garoto
Mesa (vigor)
Primor (Bunge)
Arosa
Kellog’s
Knorr
Leco (Vigor)
Liza (Cargill)
Luppini
Melita
Mila (Bunge)
Olivares
Pescal
Pullman
Adrià
All Day (Bunge)
Ana Maria (Pullman)
Oliva (Cargill)
Quero
Mazola (Cargill)
Cadbury
Carmelita (Vigor)
Dan Top
Diet Shake (Nutrilatina)
Dona Benta
Ebicen
Frescarini
Hemmer
La Table D’or
Linea
Lu (Arcor)
Pastitex
Halls
Referências:
http://eticadaterra.com/transgenicos.php
CONSEA-SP
CRESANS
Entidades de Segurança Alimentar do Estado de São Paulo